Ceix - o honesto rei da Tessália - amava Alcione, sua mulher. Eram dotados de rara beleza e era intensa sua ligação. Mas Ceix vivia perturbado com as misteriosas condições em que morrera seu irmão; e um dia resolveu viajar para um país distante, afim de consultar um oráculo. Alcione se angustia com a distância do marido. Ceix, apanhado por uma tempestade em alto mar, morre afogado.
A poderosa deusa Juno se compadece das súplicas de Alcione pelo retorno de Ceix - e um dia convoca Íris para que peça ao Deus Sono que faça Alcione conhecer a verdade. Morfeu é enviado para contar a Alcione sobre a tragédia. No sonho inspirado pelos deuses, Alcione vê Ceix morto e suplicando por seu amor eterno. Ela acorda desesperada e corre para a praia, onde chora até o amanhecer.
Com o dia claro, Alcione avista uma tábua boiando - e sobre os restos do naufrágio ela percebe o corpo de Ceix. Ela se desespera e corre como louca pelas areias da praia. Apiedados de seu sofrimento, os deuses transformam Alcione em pássaro. Ela voa até Ceix e bica seu corpo morto até devolver-lhe a vida. Juntos eles voam até um rochedo, onde constroem um ninho. Nesse ninho nasceram as primeiras aves do mar.
autoria (?)
Lia Iksonaj